segunda-feira, 9 de setembro de 2013

- O que é o «Reiki»? "O REIKI, caminho tão difícil de compreender é, porém, tão simples de sentir como o fluxo natural do céu."



Palestra de 1 de setembro de 2013 no Festival do Limão/Sobreiro- Mafra
O QUE É O «REIKI»?

*
Parte 1


No passado dia 1 de setembro, tive a enorme honra de poder falar, durante algum tempo, sobre Reiki, no palco do Pavilhão da Liga de Amigos do Sobreiro, em Mafra.

Permitam-me, pois, expressar, aqui, antes de mais, a minha imensa gratidão a todos aqueles que assistiram à palestra, desejando, de coração, que tenha conseguido “tocá-los”, pelas palavras, com a “energia do Reiki" e agradeço, ainda:

- À ZEN & TERAPIAS – Instituto de Medicinas Alternativas, Naturais e Anti Stress, na pessoa da Exma. Senhora Trindade Caneira, minha estimada amiga, que muito admiro.
- Aos Organizadores do Festival do Limão e, em especial, à Lili e Rogério pela atenção, e disponibilidade com que nos brindaram.
 - Ao representante da Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kurama, Exmo. Senhor Eng.º António Iglésias, pela sua intervenção, esclarecimentos e partilha da sua vivência pessoal com o Reiki.
- Às minhas estimadas amigas Clara, Dália e Inês, pela vossa disponibilidade e por terem, demonstrado, no palco, durante a realização da palestra, como se processa uma sessão de Reiki.
- À minha adorada filha Diana, que nos seus 11 anos, sem hesitações, demonstrou, também, publicamente, a simplicidade da prática do Reiki.
 - Ao meu marido, filho e amigos por estarem sempre tão presentes na minha vida em todas as ocasiões.
De coração, para todos vós:
 <3: BEM HAJAM!


Entre as pessoas que assistiram a esta palestra, existiam pessoas com formação em Reiki, pessoas que tinham uma ideia imprecisa sobre o Reiki e outras, que nada sabiam sobre o que era o Reiki.

É, pois, em traços gerais, uma pequena parte do teor da referida palestra que, neste espaço, pretendo registar.

Porquanto, embora muito se fale acerca do Reiki, é difícil explicar a quem nunca percecionou os seus efeitos, o que é, ou em que consiste, a energia Reiki.

Efetivamente, quando questionados sobre o que é o Reiki, muitos de entre nós (inclusive aqueles que já têm formação em Reiki) limitam-se, regra geral, a traduzir o significado dos seus ideogramas (REI+KI), acabando por sugerir que a pessoa venha, futuramente, a experimentar uma sessão.

Sendo que, muitas pessoas rejeitam qualquer abordagem ao REIKI por o associarem, erroneamente, a qualquer tipo de obscurantismo, esoterismo ou religião.

Não é fácil explicar, por palavras, o que é, afinal, o «Reiki» …


John R., meu prezado Amigo, Mestre de Reiki, recomendara-me no dia anterior à Palestra que utilizasse a linguagem dos “simples”, porque só assim, seria fiel à simplicidade inerente ao Reiki.

A si John, que entrou na minha vida como Mestre de Reiki, para me reconduzir à minha verdadeira “morada”, sou, imensamente, grata.


Feitas estas notas introdutórias, partilho, pois aqui, convosco, a visão que tenho do que é o REIKI, tendo presente – o que saliento - que a energia universal que nos alimenta, nutre e entrelaça, é muito mais do que tudo aquilo que qualquer um de nós possa, alguma vez, tentar dizer ou expressar acerca dela…



O Reiki não se resume, nem limita, a técnicas ou rituais, nem é passível de ser explicado ou ilustrado nos melhores livros, ainda que tenham sido escritos pelos mais eloquentes e persuasivos Professores/Mestres de Reiki…(e quase que me atreveria a assegurar que todos os livros de Reiki que já li, foram, seguramente, escritos na profundidade da alma …).

Todas as pessoas podem experimentar e sentir uma terapia de REIKI…todas as pessoas podem fazer um curso de iniciação ao REIKI…


Mas, a Energia Reiki só consegue, verdadeiramente, ser apreendida na sua integralidade, com a própria alma…porquanto, para compreender o REIKI, temos – inevitavelmente - de olhar para dentro de nós mesmos e descobrir quem realmente somos nós…

- Acha que está preparado(a) para descobrir quem, verdadeiramente, é?


«Homem, conhece-te a ti mesmo.»
(Inscrição do Templo de Delfos - Sócrates)


“O REIKI é simples de sentir,
simples de transmitir,
 mas tal como tudo o que é simples,
difícil de explicar…
É preciso viver a energia reiki, senti-la.” (Mikao Usui)


É, pois, partindo destes pressupostos que tentarei, agora, transmitir-vos o que é o REIKI:


- O REIKI é a pedra, o alicerce do crescimento individual, um verdadeiro convite à felicidade.
- O REIKI é uma filosofia de vida, refletida pelos seus cinco princípios.
- O REIKI é um sistema de auto sanação e de reequilíbrio bioenergético.
- O REIKI é uma prática de saúde japonesa;

Em suma, e como dizia o Dr. Mikao Usui:









Trata-se pois, aqui, verdadeiramente, de falar sobre saúde e doença e de vos pedir que, com o REIKI e através do REIKI, passem a "olhar" a saúde e a doença, "com outros olhos"...


Convido-vos, pois, a reflectirem, durante algum tempo, sobre algumas afirmações:



O homem só adoece na totalidade.
Mesmo se a doença for localizada, o ser humano expressa: eu estou doente.”
(Renato del Sant – médico psiquiatra)

Ora,


As ciências médicas modernas estimam que entre 80 a 90% de todas as doenças são causadas por «stress» (o termo stress vem do inglês e significa: pressão, esforço).

- Sim, meu amigo(a) leu bem: 80 a 90% de todas as “doenças” são causadas pelo «stress»

E sob «stress» as atividades hormonais tornam-se aceleradas, desequilibrando todo o sistema endócrino.

O sistema endócrino é o responsável pela produção e secreção de substâncias chamadas “hormonas”, que, através da circulação sanguínea, chegam a todas as células do corpo. O seu bom funcionamento é sinónimo de saúde.


Como afirma Lauro Trevisan no livro “O poder Infinito da sua mente 2”:

- “O stress não é resultado de atividades intensas e
sim do significado que o indivíduo dá a essas atividades.”

- “Se a doença está em você, logicamente a causa é você. “


É, pois, absolutamente, necessário olhar a doença com outros “olhos”…e “olhe” que vale a pena refletir…não será fácil, mas asseguro-lhe, que vai valer a pena, pela sua saúde…


“Entre os médicos mais bem informados e outros profissionais empenhados na defesa da saúde, há uma crescente tendência para aceitar a teoria de que todas as doenças começam quando o cérebro do indivíduo se encontra em estado de esgotamento.
Por outras palavras, é fato bem conhecido que quem possui um cérebro inteiramente são e vitalizado, está praticamente imunizado contra todas as formas de doença. “
(Napoleon Hill do livro “A lei do triunfo”)



Nós, seres humanos, vivemos fora de nós, distraídos, dispersos, focalizados nas impressões, perceções, preocupações do dia a dia, evocando memórias de eventos do passado, preocupados com o futuro...


Vivemos como um pêndulo, balançando no sentido do passado e futuro, olvidando que a vida de que hoje disfrutamos existe, apenas, no presente, no agora, neste exato instante…
O passado é lá atrás, num País distante…
O futuro é bem lá à frente, quiçá numa galáxia distante…afinal, como soe dizer-se: “o futuro a Deus pertence.”

Estamos em toda a parte, exceto na nossa autoconsciência, na consciência daquilo que somos na realidade...
Verdadeiramente, não sabemos quem somos…porque existimos fora de nós...


Uma das maiores descobertas do seculo XX foi a importância das atitudes, emoções e crenças na saúde (medicina mente-corpo).

E, nós somos o que pensamos…

Ter consciência de que, podemos, cada um de nós, eu e você, ter “domínio” e controle sob o estado de “doença” alterando o nosso estado de consciência é o início do nosso processo de cura…









(a continuar…)
Venda do Pinheiro, 08 de setembro de 2013


Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.         

domingo, 1 de setembro de 2013

PALESTRA DE REIKI - FESTIVAL DO LIMÃO NO SOBREIRO/MAFRA - Nós, seres humanos, vivemos fora de nós, distraídos, dispersos...existimos fora de nós...





Nós, seres humanos, vivemos fora de nós, distraídos, dispersos, focalizados nas impressões, percepções, preocupações do dia a dia, evocando memórias de eventos do passado, preocupados com o futuro...

Em boa verdade, ESTAMOS EM TODA A PARTE, EXCETO NA NOSSA AUTOCONSCIÊNCIA, NA CONSCIÊNCIA DAQUILO QUE SOMOS NA REALIDADE...
Existimos fora de nós...

Uma das maiores descobertas do seculo XX foi a importância das atitudes, emoções e crenças na saúde (medicina mente-corpo).

Não há cura, sem uma mudança de consciência...
É aqui que começa a cura...


Hoje, no Festival do Limão, no Sobreiro/Mafra, pelas 16 horas (Palco interior do pavilhão) proponho-vos que passemos a "olhar" a saúde e a doença, "com outros olhos"...

Não vos peço que venham para ver...venham para ouvir...
"PELA VOSSA SAÚDE..."

Sintam-se abraçados.
1 de Setembro 2013

Maria João Vitorino

Partilho o programa para hoje:


Seguidores