— A DEFINIÇÃO DE “ESOTÉRICO”: (Definição dada in Dicionário Enciclopédico de Língua Portuguesa, Vol. I, das Selecções do Reader’s Digest)
«ESOTÉRICO – adj. Fil. Diz-se do ensinamento que, em escolas filosóficas da Ant. gr., era reservado aos discípulos completamente iniciados.|| Todo o ensinamento ministrado a um círculo restrito e fechado de ouvintes.||Fil. Diz-se de ensinamento ligado ao ocultismo.|| fig. Compreensível apenas por poucos; obscuro, hermético.»
— A DEFINIÇÃO DE “REIKI” (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
«REIKI |râiqui|
(palavra japonesa, pelo inglês)
s. m.
s. m.
Terapia de origem japonesa, realizada por imposição das mãos, baseada numa teoria de canalização e equilíbrio energéticos.»
— A DEFINIÇÃO DE “ENERGIA” (http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/energia)
«Energia: nome feminino
1. FÍSICA capacidade de produzir trabalho;
2. força; vigor;
3. firmeza;
FÍSICA energia cinética energia que um corpo ou sistema têm por estarem em movimento;
energia nuclear energia libertada pelas reações nucleares exoenergéticas;
energia potencial energia armazenada num corpo ou num sistema devido à sua posição, forma ou estado;
energia renovável energia explorada a partir de forças naturais como o vento, as marés, o sol e a água e que provém de fontes inesgotáveis podendo renovar-se;
energia termonuclear energia libertada numa fusão nuclear;
equipartição da energia divisão em partes iguais da energia média das moléculas de um gás pelos seus diferentes graus de liberdade
Do grego enérgeia, «energia», pelo latim energīa-, «idem»)»
Tendo em conta as definições supramencionadas e salvaguardado o devido respeito por opiniões diferentes e por aqueles que as emitem, perfilho o entendimento que o Reiki, não tem, nem deve ser interpretado com qualquer conotação “esotérica”.
Entendo, todavia, que o facto do REIKI ser uma energia (e vejam como é difícil definir, genericamente, energia), e devido à sua natureza abstracta, se torne, naturalmente mais difícil, para os humanos procederem à sua definição, acabando, por vezes, por se lhe atribuir uma certa carga mística e “esotérica”.
A linguagem exprime pensamentos e estes, por sua vez, são emitidos por seres humanos, mais ou menos sensíveis, com as suas próprias convicções e vivências socio-culturais.
Pelo que, dependendo de quem fale sobre Reiki, e das suas vivências e conhecimentos, esta energia pode assumir um cariz esotérico ou tão só, de uma energia natural, universalmente aceite (perfilho este ultimo entendimento).
Evoco, aqui, a célebre frase de Antoine Laurent de Lavoisier considerado o criador da química moderna, que enunciou o princípio da conservação da matéria:
"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Isto é, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria, nem se elimina matéria, apenas é possível “transformá-la” de uma forma em outra.
Não se pode criar algo do nada, nem transformar algo em nada.
Tudo o que existe provém de matéria preexistente, assim como tudo o que perde apenas altera a forma original, para passar a assumir uma outra forma.
O Reiki é um método de cura natural que funciona através da imposição das mãos, onde a energia Rei (energia natural, que impregna todo o universo) é utilizada para equilibrar a energia Ki (a energia da força vital que existe e flui em todos os seres vivos), proporcionando um completo equilíbrio energético, a nível espiritual, mental, emocional e físico.
O Reiki está à disposição de quem queira aprendê-lo (a população em geral), ou beneficiar dos seus efeitos, mediante uma sessão de tratamento.
O Reiki não se destina a um círculo restrito ou fechado de ouvintes.
O Reiki, não tem, também, qualquer conotação religiosa, nem é nenhuma seita.
O Reiki não substitui a medicina convencional, mas complementa-a.
O Reiki é praticado por todo o Mundo, por milhões de pessoas, de todas as classes sociais, independentemente da sua religião ou até independentemente da sua idade e habilitações escolares.
Amigos: O REIKI é apenas ENERGIA… nada mais!
"Aquelas coisas que eu estou dizendo agora podem ser obscuras, mas elas vão ficar mais claras e no seu devido lugar."
(Nicolau Copérnico (1473 — 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar).
Maria João Vitorino