Atualmente, assistimos e vivemos difíceis momentos em termos económico-sociais e sobrevêm a angústia, o stress, a ansiedade, as depressões… e as pessoas procuram – ou tentam - encontrar o seu “bem-estar” para além do paradigma do consumismo materialista.
Cada vez mais, encontro pessoas que se me dirigem para tentar obter esclarecimentos sobre o que é o Reiki e para que serve.
E, em cada resposta, procuro (ou, pelo menos, tento) utilizar as palavras mais simples e esclarecedoras.
No mundo ocidental em que domina a ideologia materialista do consumo, nem sempre é fácil à mente humana, em regra racional e lógico dedutiva compreender o Reiki.
Existem no mercado muitos e bons livros e artigos sobre Reiki que o deixarão “deliciado” com a sua leitura, em termos de história, princípios, técnicas, registos e até opiniões sobre esta energia.
Mas, em boa verdade, nenhum de nós poderá aprender, nos livros, o que é o Reiki… porque a aprendizagem do que é o Reiki é contínua, permanente…e cada um de nós deve cultivar e preservar a humildade necessária para admitir que, o que sabemos é quase nada e que, aprendemos a cada dia que passa, algo mais sobre esta sublime e divina energia, da qual, também fazemos parte…
A força, a autoridade do Reiki não provém de nenhum ser humano, de nenhum Grão-Mestre e o Reiki não se desenvolve, nem progride com sistemas de clausuras ou condicionamentos.
Como costumo dizer às pessoas que me elegem para iniciar a sua caminhada no Reiki: “Esqueça tudo o que aprendeu, liberte-se das suas próprias limitações mentais, de reservas, de expectativas, de ideias pré-concebidas, de grilhões, respire fundo e apenas sinta...”
O caminho do Reiki inicia-se com a inscrição no 1.º Nível do Curso de Reiki e com as sintonizações (tão extraordinariamente importantes na alteração do seu sistema energético pessoal) levadas a efeito por um Mestre de Reiki devidamente habilitado.
Mas, para além de todos os ensinamentos e das técnicas, o Reiki é verdadeiramente apreensível por si próprio e através de todo o potencial interno que disponibilizar: a sua mente, as suas sensações…a sua vontade de aprender.
O Reiki é uma energia em constante vibração e mutação, tão dinâmica que não será nunca apreensível ou definível pela expressão, imaginação ou criatividade humanas…
O Reiki não vive em fórmulas, nem em técnicas…
O Reiki é uma energia viva, inteligente que existe aqui e agora…em cada momento… que dela necessitar, portanto, se é reikiano, use-a, partilhe-a.
Se ouviu falar do Reiki associado à saúde humana, saiba que o Reiki não é apenas uma prática terapêutica, o Reiki é, também, uma filosofia de vida refletida nos seus cinco princípios (cuja enunciação encontrará através de qualquer motor de busca na internet ou nos livros de Reiki).
E a propósito do Reiki, dir-vos-ei que, depois de viver muitos anos cumprindo regras e padrões e reproduzindo rituais e comportamentos humanos, compreendi que temos um enorme e inimaginável potencial e que somos capazes de pensar e avaliar por nós próprios, outras realidades, ainda, que, inicialmente, elas pareçam apresentar-se sob uma aparente aura de “mistério ou esoterismo”, porque, transcendem a nossa mente racional.
Hoje, penso que a experiência pessoal que cada um de nós tem com o Reiki é muito mais valiosa do que qualquer tentativa de justificar ou explicar as suas origens ou buscar a sua classificação.
Para viver no espírito do Reiki, fazer autotratamentos com Reiki, canalizar Reiki para terceiros e até para transmitir os ensinamentos de Reiki não basta gostar de Reiki… para nos mantermos em uníssono com o espírito do Reiki, temos de viver o Reiki com “paixão”…com a exaltação e entusiasmo de quem confia e com a serenidade de quem sabe que com o Reiki: “o melhor vai, certamente, acontecer”.
O Reiki é energia e desenvolve-se na honestidade, em pessoas com bom coração, na verdade e no amor.
Nenhuma regra, nenhuma teoria, nenhuma técnica poderá habilitá-lo a enfrentar todos os problemas, mas o Reiki vai ajudá-lo a assumir a sua responsabilidade, a “pegar” nas rédeas da sua própria vida.
O Reiki é, sem dúvida, uma via para o crescimento pessoal e de bem-estar interior e permitir-lhe-á, ser quem, verdadeiramente, é.
«Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.»
"A mente intuitiva é uma dádiva de Deus, e a mente racional um fiel servo. Temos uma sociedade que cultiva o servo e esqueceu o 'dom'.
Albert Einstein"
Bom fim de semana Amigos!
Sintam-se abraçados.
Mafra, 17 de março de 2012
Maria João Vitorino
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.