quarta-feira, 20 de agosto de 2014

- «O reiki é invocar demónios com signos japoneses (…)

- «O reiki é invocar demónios com signos japoneses: para deixar, 5 conselhos de um ex-praticante



Este é o título de um pretenso testemunho  de um jovem espanhol de nome “Eduardo” que circula através da internet e que pode ser acedido e lido em vários blogs e páginas, onde o mesmo se encontra reproduzido.


Pessoalmente e porque, nas reproduções do alegado “testemunho” inexistem quaisquer outra referências à sua identificação (para além da menção de que é jovem, espanhol e da indicação de um pretenso email, cuja autoria se desconhece, mas que pode ter sido elaborado por qualquer pessoa) assola-me a duvida sobre se este testemunho corresponde, ou não, a uma efectiva vivência ou se terá sido algo ficcionado, a fim de fomentar o medo, a dúvida e as suspeições acerca do Reiki.

Relembro, apenas, este pensamento de Osho:

 «O contrário do amor é o medo.
Com o amor expandimos, com o medo encolhemos.
Com o medo nos fechamos, com o amor abrimos.
Com o medo duvidamos, com o amor confiamos".


Pessoalmente, cumprimento e felicito o João Magalhães, Mestre de Reiki e Presidente da Associação Portuguesa de Reiki, pela resposta que deu publicamente a este tema,  quer pelo teor dos seus comentários, quer pela lisura com que o fez - em defesa do Reiki - e no respeito pelo direito constitucional que cada um tem de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra.


A sua resposta é esclarecedora, cabal e elucidativa e pode ser encontrada  no link que a seguir reproduzo e para o qual, remeto: http://www.associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-em-portugal/2014/02/18/resposta-ao-tema-reiki-e-invocar-demonios-com-sinais-japoneses/


Pessoalmente, permitam-me, tão só, emitir a minha opinião e deixar aqui expressas algumas palavras:


Todos sabemos como é difícil explicar a terceiros o que é o Reiki, quer na sua vertente de prática terapêutica complementar, quer como filosofia de vida. 


 Porque não é fácil exprimir por palavras o que só o vosso corpo e coração podem sentir: o bem estar físico, mental e emocional que só o toque humano nos pode proporcionar…porque o Reiki sente-se...e toca-nos, profundamente.

Já dizia o Mestre Mikao usui que: «O REIKI, caminho tão difícil de compreender é, porém, tão simples de sentir como o fluxo natural do céu.»


Por isso, é assaz  importante que os Mestres de Reiki e praticantes tenham o cuidado de - perante os seus alunos, pacientes ou terceiros - fazer a destrinça entre o que é o Reiki e o que é a sua própria interpretação pessoal e sentir, acerca das suas próprias vivências com o Reiki.


Porque, intrinsecamente e primeiro que tudo somos seres humanos com a nossa própria consciência e sistema de crenças e convicções, alicerçados numa vivência, diferente de cada qual, que nos legitima a interpretar e validar o nosso próprio sentir...


Após a leitura do alegado “testemunho” do Eduardo, não somos “chamados” a comentar factos, no sentido de produção de um efectivo e objectivo acontecimento da vida real.

Não existem, neste caso, factos objetivamente considerados…

Não está, pois, em causa um pretenso depoimento no sentido de demonstrar a veracidade de um qualquer facto...

Por isso, não foi mencionada qualquer prova ou meio de demonstração da realidade do referido e alegado testemunho...

Isto é, estamos perante um alegado testemunho do pensamento e do sentir de um pretenso jovem espanhol acerca do Reiki – estamos, pois, perante uma mera e suposta opinião.


E, independentemente de qualquer consideração, outros testemunhos desta natureza expressos com mais, ou menos, intensidade, são facilmente encontrados através de qualquer motor de busca na internet.

Por outro lado, existem muitos outros testemunhos, pelo mundo fora, em que são propaladas as vantagens e maravilhosos benefícios do Reiki.
Eu própria me insiro - convictamente, adianto - neste grupo.

O referido testemunho expressará um sentir, que é, alegadamente (perdoem-me mas não dispenso o advérbio…) do jovem Eduardo, sentimento com que outras pessoas podem, ou não, identificar-se.

Porque o Reiki para uns será bom, para outros será mau; para uns é um placebo ou uma panaceia, para outros uma terapia eficaz, enfim...

De acordo com o uso que fazemos do Reiki, ele nos causará uma sensação boa ou má.
E o mesmo acontece com o mundo.

Reiki é Reiki...
Pessoas são pessoas...
E enquanto houver pessoas, estou certa de que continuará a praticar-se Reiki.

Permitam-me, reproduzir aqui este pensamento de Swami Vivekananda:

«O mundo não é bom nem mau; cada homem constrói seu próprio mundo.
Um cego pensa num mundo duro ou macio, frio ou quente.

Somos uma mistura de felicidade e sofrimento, como já tivemos ocasião de comprovar centenas de vezes em nossa vida.

Em geral os jovens são otimistas e os velhos, pessimistas.
Os jovens têm a vida diante de si, os velhos queixam-se de que seu tempo já passou; centenas de desejos insatisfeitos debatem-se em seus corações.

A vida é boa ou má de acordo com o estado de espírito com que a contemplamos. Em si mesma, não é nada.

O fogo, em si mesmo, não é bom nem mau. Quando somos aquecidos por ele, dizemos: “Como é lindo o fogo!”Ao queimar-nos os dedos, nós o condenamos.

De acordo com o uso que fazemos dele, ele nos causa uma sensação boa ou má.

O mesmo se dá com o mundo

Um afectuoso abraço.

Venda do Pinheiro, 20 de Agosto de 2014

Maria João Vitorino

Sem comentários:

Seguidores