quarta-feira, 3 de setembro de 2014

- Apenas HOJE, "viva como se fosse morrer amanhã"




Nota: Este artigo de opinião foi publicado a fls. 10 da Edição n.º 57, de 3 de Setembro de 2014, do Jornal Daqui (Mafra): in http://jornaldaqui.com.pt/index.html?n57


 “- Todos padecemos de uma doença terminal, sexualmente transmissível, chamada vida.” – Estas foram as palavras proferidas por um Lama que orientava uma meditação a que, há uns meses, assisti na Malveira.

Estas palavras conduzem-nos a uma verdade irrefutável: somos, todos nós, seres condenados à morte. Morte que um dia, em hora e circunstâncias inesperadas, há de, implacavelmente, acontecer…

Mas, esta constatação não significa que tenhamos de viver aprisionados numa espécie de corredor da morte, como condenados das galés, a trabalhos forçados e submetidos a privações e dificuldades.

Porque, viver é maravilhoso!

E a energia da Vida vive e manifesta-se através de cada um de nós.
Somos seres cósmicos, considerados como o mais complexo e perfeito organismo da Terra.

O nosso corpo, com todas as suas funções fisiológicas (físicas, orgânicas e bioquímicas) é uma evidência maravilhosa da harmonia e equilíbrio do Universo, que utiliza uma espécie de Programa Básico, denominado de “autocura”. Através do seu sistema imunológico (quando saudável) o nosso corpo tem a capacidade de erradicar, naturalmente, bactérias e infeções.

 E sabe-se que é muito difícil uma doença sobreviver num corpo regido por uma mente saudável.

Somos seres com um corpo físico, mente e emoções.

Os pensamentos, emoções, sentimentos e desejos são manifestamente inconstantes e, por isso mesmo, não são suscetíveis de definir, quem, somos nós. E, se, em consciência, somos e existimos para além deles, não podemos deixar que os mesmos afetem, negativamente, a nossa qualidade de vida.

Porque, a vida é o bem mais precioso que possuímos e que devemos saber preservar.
É prioritário, pois, que façamos do nosso tempo de vida o mais poderoso dos aliados para viver bem e melhor.

Para tanto, recomendamos-lhe que siga, alguns simples conselhos:

 - Aprenda a respirar, há técnicas respiratórias que pode aprender. Porque o ar é a principal fonte de energia e na idade adulta, quase todos nós respiramos de forma superficial e automática. A respiração incompleta leva uma menor quantidade de oxigénio aos tecidos e órgãos do corpo e isso afeta a qualidade de vida principalmente para quem tem problemas respiratórios.

- Aprenda a relaxar de forma profunda e a disfrutar de algum tempo, em cada dia, consigo próprio.

 - Pratique pensamentos positivos (apenas, hoje, não se preocupe, nem se zangue) - recomenda-se a prática dos cinco princípios de Reiki como filosofia de vida.

- Relacione-se com pessoas otimistas, bem dispostas e gentis que o façam sorrir e rir para a vida. E ajude, se puder, as pessimistas a olharem para o Sol e para a Vida.

- Faça exercícios aeróbicos: caminhadas, passeios/corridas pela natureza.

- Não permita que o seu trabalho domine todo o seu dia, abandone todos os compromissos entediantes da sua vida e pratique uma atividade de que goste.

- Pratique uma alimentação saudável, evitando excessos.

- Evite o tabaco e as bebidas alcoólicas.

- Não se esqueça de dormir bem (6 a 8 horas em média) - a qualidade do sono reflete-se na qualidade de vida do ser humano. Pois, que é enquanto dormimos que o nosso organismo realiza funções extremamente importantes: nomeadamente, o fortalecimento do sistema imunológico e consolidação da memória.

"Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre."
Mahatma Gandhi

Sintam-se abraçados.
Maria João Vitorino

Seguidores