segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

- REIKI E ESPIRITISMO


«O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações.
Pode-se defini-lo assim:
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal.»Allan Kardec


Encontramos, por vezes, referências feitas ao “Reiki e Espiritismo” ou ao “Espiritismo e Reiki” e constatamos que há quem defenda que o Espiritismo e Reiki podem pacificamente “coexistir”, enquanto outros, ao invés, perfilham o entendimento de que quem pratica espiritismo não pode ser praticante de Reiki (e/ou vice-versa).

E dei, por mim, a questionar qual será o fundamento de tais afirmações…sendo que, pessoalmente e durante toda a minha formação em Reiki (Usui Shiki Ryoho e Karuna Ki), nenhum dos meus Professores-Mestres fez qualquer referência, ou reparo, nem mesmo qualquer alusão, a uma pretensa associação ou incompatibilidade entre o Reiki e o Espiritismo.

Sendo que, embora tenha um imenso respeito pela Doutrina Espírita e por Allan Kardec que a codificou, sendo autor de várias obras sobre o tema: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo O Espiritismo, O Céu e o Inferno e  A Génese, certo é que – e confesso a minha ignorância  – conheço muito pouco os seus princípios...

Sabendo, como sei, que o Reiki não é nenhuma doutrina, nem professa nenhuma religião, perguntei-me, o que se entende, afinal, por “Espiritismo”?

Procurei uma definição no “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, da Federação Espírita Brasileira e encontrei a pág.s 15 a seguinte afirmação:

"Para se designarem coisas novas são precisos termos novos...(…) Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida...(…)  ...o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo...".
(…)
«Diremos, pois, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível. »


Ora, feito o cotejo desta definição com a “definição” do que é o Reiki, há-de concluir-se, como concluo, que o Reiki não tem, por princípio, as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível.


Reiki é, tão só, uma terapia oriental (japonesa), de saúde, que é aplicada através da imposição das mãos e que “grosso modo” pode definir-se como “Energia Vital Universal”.


A definição de Reiki dada pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é a seguinte:
«REIKI |râiqui|
(palavra japonesa, pelo inglês)
s. m.
s. m.
Terapia de origem japonesa, realizada por imposição das mãos, baseada numa teoria de canalização e equilíbrio energéticos.»


Ou, ainda, de acordo com a definição da Wikipédia (a enciclopédia livre):

 «Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde

Pessoalmente e perante as definições encontradas, afigura-se-me, que Espiritismo e Reiki são, em boa verdade, realidades distintas.
                                                                               

No plano fáctico, quem perfilha a Doutrina Espírita, ou necessita de auxílio espiritual, encaminhar-se-á para um Centro Espírita, onde poderá colocar os seus problemas, solicitar auxílio de ordem espiritual, ou simplesmente conversar, trocar ideias ou esclarecer dúvidas sobre o Espiritismo.


Por outro lado, quem procura um tratamento de Reiki, fá-lo, certamente, por questões de saúde física, mental ou emocional, procurando obter, através do seu reequilíbrio energético, bem estar e relaxamento profundo.

Não existindo, no plano dos princípios, e salvo melhor opinião, relação entre os princípios ou filosofia do Reiki e os princípios da Doutrina Espírita (desta última, nomeadamente, a crença em Deus, a imortalidade da alma e a comunicabilidade dos Espíritos, a reencarnação, a pluralidade dos Mundos Habitados).

Contudo, situações existem, em que praticantes de Reiki que não são Espíritas, nem perfilham a Doutrina Espírita, acedem, mentalmente, durante um tratamento de Reiki, a informação intuitiva ou psíquica relacionada com seres do “mundo invisível”.  Pergunto-me, ainda, assim, se perante a definição de Espiritismo supra referida, se poderá falar, nesses casos em “Espiritismo”…?
Pessoalmente, creio que não.

Todavia, bem gostaria de lançar aqui o “repto” e de ouvir as vossas opiniões – sempre bem vindas – sobre este tema, que reputo de interesse. Para tanto, gostaria que expressassem as vossas opiniões e, partilhassem eventuais casos pessoais, através do email referenciado na página do blog.

Destarte, não vislumbro a razão, pela qual, alguém tenha de fazer uma opção entre o Espiritismo e o Reiki, dado que, ambos constituem realidades distintas.

Saliento que quer o Reiki, quer o Espiritismo, existem “per sie merecem o maior respeito por parte de todos nós.

Sintam-se abraçados!

Maria João Vitorino
16 jan 2012




Seguidores