sexta-feira, 21 de março de 2014

Reprodução do artigo publicado a fls 10 e 11 do JORNAL DAQUI de MAFRA - Edição n.º 46 de 19 de Março de 2014


JORNAL DAQUI: 
 http://www.jornaldaqui.com.pt/

«REIKI, É A ARTE SECRETA DE CONVIDAR A FELICIDADE»
(MIKAO USUI)



HIPÓCRATES
considerado o “Pai da Medicina” (460 a.C) proferiu uma frase que sempre me fez pensar e, na qual, vos convido, seriamente, a refletir: «Não existem doenças, existem homens doentes.» 

Convido-o(a), pois, a “olhar” a doença e a olhar, para si próprio(a), com “outros olhos”. Pois, é importante que tenhamos consciência que as nossas emoções, perceções, atitudes e pensamentos afetam, profundamente, o corpo, por vezes, drasticamente.

E, afirmo-o, porque, não há cura, sem uma mudança de consciência.


As ciências médicas modernas estimam que entre 80 a 90% de todas as doenças são causadas por «stress». E sob «stress» as atividades hormonais tornam-se aceleradas, desequilibrando todo o sistema endócrino.


Algures, em meados do século XX, nos anos a seguir à 2.ª Guerra Mundial, começou a tomar forma um período único da história da medicina ocidental – a Era da medicina “mente-corpo”, que tem vindo, progressivamente, a desenvolver-se conduzindo a disciplinas inteiramente novas, tais como, a psiconeuro-imunologia (estuda, grosso modo, as relações entre as emoções e o sistema imunológico).

O REIKI é um método de tratamento holístico (“holos” vem do grego e significa “todo”) que olha e trata o Homem como um todo, isto é, um SER inteiro com corpo, mente e emoções. O REIKI atua nas “causas” que estão na origem do problema, vai para além dos sintomas da doença. Com o REIKI, não é a doença ou a enfermidade que se cura, “é a própria pessoa”

- O QUE É O REIKI? Não é fácil explicar o que é o Reiki, assim, como não lhe será fácil, a si, explicar-me o que é um chocolate, se eu nunca tiver experimentado o sabor. Provavelmente, o leitor responder-me-ia: «- Olhe, um chocolate é bom, é uma maravilha, mas tem de experimentar!»  

Atrevo-me, também, a sugerir-lhe que experiencie uma sessão de Reiki, com alguém que saiba está habilitado a fazê-lo. E, depois, aí sim, poderá emitir a sua opinião formulada com base nessa sua vivência única e pessoal.

REIKI” é uma palavra japonesa composta por dois “kanjis” e que significa “energia vital universal” (REI” = “universal” e “KI” = “energia vital”, que dá vida a todas coisas).


O REIKI é uma terapia de saúde japonesa, que funciona através da imposição das mãos, um sistema de auto sanação e de reequilíbrio bioenergético.


O Mestre Mikao Usui (1865-1926) que foi quem redescobriu e estruturou o Reiki como sistema de cura, afirmava o seguinte: - «O REIKI, caminho tão difícil de compreender, é, porém, tão simples de sentir como o fluxo natural do céu.”


Mais, do que a técnica, trata-se, pois, de sentir, de percecionar os seus benéficos e abrangentes efeitos.

Falamos de energia universal.

Pois bem, pense nisto: parece evidente que existe algo, para além da minha ou da sua vontade ou consciência, que gera e mantém a beleza e a harmonia universal. Existe uma qualquer energia no universo ou força harmoniosa que faz germinar as flores, as sementes, as ervas, que faz mover as estrelas, os planetas, que faz surgir o Sol e a Lua.

De acordo com a ciência moderna, tudo o que existe é energia, somos energia.


De uma maneira muito simples, o que se faz através do Reiki é canalizar essa energia universal, com o objetivo de restabelecer a energia vital de quem a recebe, restaurando o estado de equilíbrio natural e promover a saúde.


- EM QUE SITUAÇÕES PODE SER UTILIZADO
?
O Reiki trata problemas de saúde, física, mental e emocional. Recomenda-se, também, a sua utilização como método preventivo, sublinhando, contudo, que não substitui a medicina convencional.


- É PRECISO ACREDITAR NO REIKI PARA OBTER EFEITOS NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE?
Não. Os efeitos fazem-se sentir, ainda que, quem recebe  Reiki esteja a dormir, desfalecido, em coma, ou até mesmo quando não saiba, ou nunca tenha ouvido falar de Reiki. A maioria das pessoas começa a ter confiança nos efeitos deste tratamento após a primeira sessão.

- O REIKI PODE INTERFERIR NAS MINHAS CRENÇAS FILOSÓFICAS OU RELIGIOSAS
? O Reiki não é uma religião. É praticado em todo o Mundo por Cristãos, Católicos, Islamitas, Hinduístas, Budistas e também, por Agnósticos e Ateus. No Reiki não existem dogmas, nem se adoram Divindades.

- QUAL A DURAÇÃO DE UM TRATAMENTO DE REIKI?
Em geral, uma sessão tem a duração de uma hora e, em regra, aconselha-se que se façam, inicialmente, cerca de 4 a 6 sessões.


- O QUE SE SENTE DURANTE OU APÓS UMA TERAPIA DE REIKI?
Não há um padrão. Cada pessoa é única. Mas, em regra o REIKI proporciona um grande relaxamento, tranquilidade, serenidade, harmonia e bem estar.


- QUEM PODE APRENDER E USAR AS TÉCNICAS DE REIKI
? Não há exigências de idade, nem de escolaridade. Qualquer pessoa no pleno uso das suas capacidades físicas e mentais, pode tratar de si mesmo e das outras pessoas. A iniciação em REIKI é um caminho de “descobertas” e de mudança de vida pessoal, em direção a uma vida harmoniosa e saudável, que acontece a partir de uma vontade interior, mas que se expressa quando tocamos os outros ou somos tocados pelos outros.


Em suma, podemos encarar o Reiki como uma prática terapêutica com uma filosofia de vida refletida pelos seus cinco princípios:

«SÓ POR HOJE, SOU CALMO, CONFIO, SOU GRATO, TRABALHO HONESTAMENTE E SOU BONDOSO.»

Maria João Vitorino
Prof.ª/Mestre de Reiki


- AFINAL O QUE É O REIKI? - Artigo do JORNAL DAQUI de MAFRA - Edição n.º 46 de 19 de Março de 2014





Gostaria, aqui, de partilhar convosco que foi publicado na última edição do JORNAL DAQUI de Mafra um artigo sobre REIKI, nas páginas 10 e 11 do Jornal.

Deixo-vos, aqui, estas breves "linhas" do Editorial do Jornal, convidando-vos a aceder ao link e a lerem o artigo:  http://www.jornaldaqui.com.pt/

«EDITORIAL


Nesta edição, vimos - com a devida vénia – perante V.Ex.as, prezados leitores, fazer uma breve abordagem de uma prática de saúde, de origem japonesa, cada vez mais conhecida, praticada e divulgada no nosso País e em todo o mundo: o REIKI.

O porquê da sua progressiva aceitação e popularidade? Porque traz enormes benefícios à saúde física, mental e emocional e não tem efeitos secundários ou nocivos, nem contraindicações.


O Reiki funciona, sempre, a favor da vida.

O Reiki é uma prática de saúde, que conduz à harmonia e ao bem-estar e é preciso dissociá-lo, de uma vez por todas, de qualquer pretenso “obscurantismo” e/ou “esoterismo”. Pessoalmente, após ter perdido parcialmente a visão (periférica) na sequência de uma neuropatia ótica isquémica, testemunhei os imensos benefícios do Reiki.

Hoje, pratico-o e recomendo-o, viva e entusiasticamente, também, a si.

É, pois, necessário, essencialmente, informar sobre o que é o Reiki, para que serve e quais são os seus efeitos.Mas, é necessário, também, que o façamos de forma cabal, completa e elucidativa.

A prática Reiki está inserida no contexto das “práticas terapêuticas alternativas” reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) e consagrada no extremo Oriente há centenas de anos.

O Reiki é utilizado em muitos hospitais por todo o mundo (tais como, no Reino Unido, E.UA., Brasil, Canadá, Austrália, Suíça), por milhões de pessoas, complementarmente à medicina convencional e em todo o tipo de doenças.


No Hospital de São João, no Porto, o Conselho de Administração autorizou a aplicação de terapia Reiki aos doentes oncológicos em ambulatório. O voluntariado Reiki nos Hospitais está, em crescendo, a tornar-se uma realidade em Portugal: no IPO, no Hospital Garcia de Orta, no Hospital de Santa Maria e Coimbra, entre muitos outros.


No nosso concelho, existem, certamente, pessoas com formação em Reiki, pessoas que têm uma ideia imprecisa ou pouco informada sobre o Reiki e outras, que nada sabem sobre o que é o Reiki.
Esperamos que a informação aqui prestada chegue, a todos vós, e ajude a dilucidar todas e quaisquer dúvidas que, ainda, possam existir acerca do que é o Reiki.

Se, eventualmente, tem uma ideia imprecisa ou pouco informada sobre o que é o Reiki, sugiro-lhe que leia, nesta edição, a breve informação que aqui lhe deixamos, mas aceite uma sugestão: faça-o sem ideias pré-concebidas, faça-o por si, pela sua saúde e a daqueles que ama.

BEM HAJAM!

Maria João Vitorino
Prof.ª - Mestre de Reiki

Seguidores