sábado, 7 de abril de 2012

- É chegado o tempo de se pacificar…por si, por mim …a sobrevivência humana, da fauna e da flora, é responsabilidade de todos nós. Somos seres humanos que olvidaram a sua singular, mas magna, natureza… (somos filhos de Deus)…



Hoje, sentei-me, após o almoço perante o meu computador e dei por mim a refletir na quantidade de pessoas doentes, taciturnas ou sorumbáticas que encontro no meu dia a dia:
- pessoas tristes, isoladas, melancólicas, desencorajadas e sem esperança…
- pessoas com baixa auto estima que se  sentem rejeitadas, não amadas, isoladas e que alimentam complexos de culpa…
- pessoas de postura curvada e de olhar inexpressivo que parecem ter sobre os seus ombros o peso do mundo…
- pessoas cujo tema de conversa são as doenças e mais e mais doenças…

E dei por mim a pensar sobre a necessidade premente de olharmos os outros nos olhos… de sustentar o seu olhar e de  fazer um esforço para percebermos o que lhes vai na alma…para podermos, então, tentar ajudá-los.

Como diz a sabedoria popular: «os olhos são as janelas da alma» e são eles, quem, incontestavelmente, definem os estados de espírito da alma…alegria, tristeza, comoção…

Os verdadeiros dramas humanos sentem-se interiormente e como todos sabemos, nem sempre a intensidade com que cada um de nós os vive tem expressão ou manifestação no nosso semblante ou transparece na forma como nos apresentamos e/ou relacionamos.

De facto, não é fácil identificar, sem que sejam exteriorizados, os dramas vivenciados por familiares, amigos, colegas, vizinhos ou simples conhecidos…

Por outro lado, não é fácil admitir ou assumir, socialmente, perante os outros, os sentimentos e emoções que revestem a nossa alma… e são tantos…sejam eles dolorosos ou fugazes…

E, dessa forma, se aprofundam os fossos, se erguem os muros e paredes que nos distanciam dos outros …mas essencialmente, de nós próprios…

Se se sente triste, se se isola, se se auto culpabiliza, se alimenta uma fraca auto estima, se imputa as culpas a terceiros pelos dissabores ou fracassos que lhe acontecem, saiba que é tempo de parar para, simplesmente, refletir…

Refletir sobre como é importante dar atenção a si próprio, ao seu verdadeiro Eu, amar-se, para, finalmente, poder alcançar o seu bem estar interior…

Porque o bem estar que procura, não existe fora de si…e nada do que é material lhe trará a saúde ou a felicidade…

Quando, finalmente, perceber quem é e entender que você é muito maior do que alguma vez pensou ou lhe fizeram crer…então, estou em crer: alcançará o almejado bem estar…

Para tanto, tem de sentir quem verdadeiramente é, indo para além do seu limitado ego…

Somos seres humanos que olvidaram a sua singular, mas magna, natureza…(somos filhos de Deus Pai)…

Deveríamos entender que o corpo que “habitamos” é, simplesmente, uma forma, a indumentária física que alberga ou resguarda, por ora, a nossa própria alma.

Deveríamos entender que existimos muito para além da matéria e do corpo que habitamos e que a imagem que você olha no espelho todas as manhãs é apenas uma parte (a corpórea e apreensível pelos sentidos) de si próprio…

Quantas e quantas vezes a imagem “composta” refletida no espelho do seu quarto de vestir e que apresenta nas suas rotinas diárias é insuscetível de traduzir o sentimento dilacerante que quase lhe “consome” a alma?

Pois é! Ainda que, o seu corpo mereça elogios e galanteios, você sabe que a “verdade” sente-se e transporta-se na alma, no nosso eu interior…

Por hoje, apenas por hoje, esqueça quem é, esqueça o seu ego… você é muito maior do que pensa que é

É chegado o tempo de deixar cair as películas que não o deixam ver mais e mais além…

É chegado o tempo de se conciliar…por si, por mim, por nós todos que habitamos este nosso planeta…a sobrevivência humana, da fauna e da flora é responsabilidade de todos nós.

É chegado o tempo de, sem mais complacências, empreender uma viagem ao interior de si mesmo…e de descobrir quem é…

«Pior que o cego, é o que não quer ver…»

«Grandes espíritos têm sempre encontrado oposições de mentes medíocres.» Albert Einstein


É uma prazerosa viagem sem custos, sem bagagem, sem “más companhias”, sem os contratempos de uma deslocação e veja bem, é você quem decide até onde quer ir e por quanto tempo quer ali ficar.

Mas como fazer para empreender essa tal viagem ao interior de si mesmo?

Aprenda
 a
MEDITAR
«A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,
de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.
É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro
do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro,
você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas
.» (Osho)


A Meditação tem benefícios surpreendentes e pode fazê-la, diariamente, esteja lá onde estiver.

Você sabia que no ano de 1993, foi efetuado um estudo sobre os efeitos da meditação em massa (4.000 meditadores de diferentes práticas foram reunidos em Washington, EUA) com vista à redução do índice de violência e que esse estudo produziu, a curto prazo, resultados tão incríveis que, desde então, a meditação coletiva tem sido utilizada por cientistas em muitos outros estudos?

Respiramos o mesmo ar, estamos irremediavelmente interconectados uns aos outros…fazemos, ambos, eu e você parte da natureza… não vivemos dissociados dela…

A meditação é energia… o pensamento é, também, energia, baste que olhe à sua volta amigo(a)… é que, antes de existirem computadores, televisores, edifícios, utensílios domésticos, profissionais, ou industriais, a realidade que vê materializada foi pensamento, foram simples ideias, criações mentais, conceções…

Sabia que existem estudos sobre os efeitos do pensamento (negativo e positivo) na estrutura molecular da água (Masaru Emoto, pesquisador japonês). Dê uma “vista de olhos” nesses estudos…

«A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original.» (Albert Einstein)

Ora,
Perante a crise económica e social que vivemos, as depressões, as doenças e a negatividade proliferam….então, pensem comigo:

- Quais serão as consequências, ao nível dos seus efeitos na natureza, de uma frequência energética negativa massiva?

Pois…

É, por isso, importante que cada um de nós, interiormente, tente  pacificar-se…


Para aprender a meditar basta procurar através de qualquer motor de busca na internet os métodos ou técnicas de meditação com as quais melhor se identifique…

No Reiki, utilizamos uma técnica de meditação: a «meditação gassho» ** (que é um dos pilares do REIKI) e que também, entusiasticamente, recomendo.

Depois de colocar em prática as técnicas que aprendeu de meditação, perceberá qual é, afinal, a sua verdadeira dimensão…

«E quando as paredes que o cercam e que acreditava que o protegiam começarem a cair, conseguirá ver que as paredes derrubadas são as mesmas paredes que o aprisionaram por muitos e muitos anos…»

A meditação pacifica-nos, o Reiki e tantas outras técnicas pacificam-nos o corpo e a mente.

Brevemente, na Malveira/Venda do Pinheiro (Mafra) pretendemos (Viva amiga Maria Paula M., abraço-a, afetuosamente) criar umaroda de meditação coletiva

Amigos (as): PACIFICADORES procuram-se….


Vamos todos MEDITAR?

«Pode-se alcançar a sabedoria por três caminhos. O primeiro caminho é o da meditação, que é o mais nobre. O segundo é o da imitação, que é o mais fácil e o menos satisfatório. Em terceiro lugar existe o caminho da experiência, que é o mais difícil.» (Confúcio)
«Quem se entrega à vaidade e não se entrega à meditação, com o tempo invejará aquele que se esforçou na meditação

«Uma profunda meditação vale mais do que mil palavras
(textos judaicos)

Sintam-se abraçados.
Venda do Pinheiro, 7 de abril de 2012
Maria João V.







Seguidores