sábado, 3 de março de 2012

- «Lamento, mas eu não acredito no Reiki.»




Muitas vezes, encontramos pessoas que, perante nós, afirmam, tentando, desculpar-se, o seguinte:


- «Lamento, mas eu não acredito no Reiki


Repare bem, ninguém necessita de desculpar-se, nem de lamentar, pelo facto de não partilhar dos nossos interesses, fé ou convicções.


Pessoalmente, entendo que as reservas, barreiras ou limites à utilização do Reiki, conscientes ou inconscientes, são criadas por cada um daqueles que emite tais afirmações, não são criadas por si e muito menos, pelo Reiki…


Os limites, as reservas mentais, as barreiras, a propósito de qualquer tema ou assunto, existem apenas dentro de cada um de nós…

Resta saber o motivo, pelo qual, foram criados tais limites: falta de esclarecimento, ignorância, uma deceção, uma qualquer má experiência, uma visão materialista e racionalista da vida… quiçá…

Se por acaso é reikiano, não sinta, pois, nessa afirmação - quando ela lhe for específica e concretamente dirigida - qualquer animosidade ou crítica pessoal.


E, em resposta a tal afirmação, não tente justificar ou ilustrar os imensos benefícios do Reiki. Sorria, tão só, e respeite aquele ponto de vista.

De facto, a pessoa que profere tal afirmação, não o quer ouvir falar de Reiki e evidenciará, certamente, algum “fastio” se o fizer. É que, nesse exato momento ela está manifesta e declaradamente “fechada” para o tema e nada do que lhe disser poderá convencê-la…

Por outro lado, o Reiki, enquanto energia cósmica universal, não refulgirá ou diminuirá a sua intensidade e fulgor, pelo facto dessa pessoa, em concreto, não acreditar…

A energia REI existe, ilimitadamente, em cada uma das suas subtis manifestações (e cada um de nós reikianos, conhece, certamente, muitas delas) da mesma forma que existe, inequivocamente, o ar que eu e você respiramos, embora o não vejamos.

Cada um de nós é como é e acredita, ou não, no que quiser. Devemos, pois, mutuamente, respeitarmo-nos, também e especialmente, nas diferenças.

Deve sublinhar-se, contudo, para os mais céticos que:

- As crianças, desde as mais pequenas às mais crescidas, beneficiam dos efeitos do Reiki tanto como os adultos;
- Os animais beneficiam, também, dos efeitos do Reiki (veja-se a Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Federal de S. Paulo por Ricardo Monezzi).
- As plantas, beneficiam, também, dos efeitos das aplicações do Reiki.

Ora, nem as crianças, nem os animais, nem as plantas possuem sistemas limitativos que as induzam a erguer, à priori, muros e barreiras para se defenderem do Reiki ou dos seus efeitos.

E, ademais, as crianças, nem sequer sabem, em boa verdade, o que é o Reiki, ou o que deve ser o Reiki

E os efeitos das aplicações de Reiki nas crianças, animais e plantas, são visíveis e até, no caso das investigações laboratoriais com animais, mensuráveis de acordo com determinados critérios.

Se, eventualmente, pensar e criar a séria convicção de que o Reiki não vai funcionar consigo estará, à partida, a rejeitar uma prática de saúde (exercida em vários Hospitais por esse mundo fora) que poderia ajudá-lo na sua recuperação física, emocional ou mental.

Quem assim procede, é porque, provavelmente, não estará, a determinado nível, efetivamente interessado no melhoramento da sua situação, ou porque ainda necessita dela para, quiçá, desenvolver algumas qualidades interiores.


Atente-se que se, também, não confiar no médico que o trata ou nos medicamentos que ele lhe prescreve, certamente, também, não cumprirá as prescrições médicas e com grande probabilidade, não sentirá quaisquer melhoras…

Tudo o que cada um de nós deseja é ser feliz, ser amado, ter afetos, almejando, a final, o seu próprio bem estar.

Para se sentir melhor a maioria das pessoas procura modificar várias coisas da sua vida: o seu visual, o seu carro, a sua casa, o seu emprego…

Mas essas modificações externas apenas lhes trarão – como já deve saber – um bem-estar temporário e em breve, voltará a procurar algo que alivie o seu desconforto ou descontentamento.


Se quer, verdadeiramente, mudar alguma situação da sua vida é melhor começar por modificar-se a si próprioseja, simplesmente, quem é, como é, e aceite-se tal e qual como é…

Não fuja de si mesmo…nem viva pela metade…porque a sua vida é um presente incrivelmente raro, frágil e precioso…que lhe foi doado para ser vivido da melhor forma…

Procure a tranquilidade da sua mente e faça desse estado de serenidade o seu melhor amigo, porque esse estado de consciência jamais o abandonará e ajudá-lo-á a enfrentar todas as adversidades e desafios da vida, esteja lá, onde estiver.

Não espere que os outros se modifiquem.

A felicidade é mental, depende da sua mente…

Desenvolver a felicidade interior não significa o abandono do mundo exterior mas, simplesmente, vê-lo como exatamente é: fugaz, transitório e em constante dinâmica e transformação.

Material, mental, emocional ou espiritualmente o Reiki encaixa-se, perfeitamente, em qualquer estilo de vida, se deixar que ele o “toque”, como, também, a mim me tocou.


O Reiki é apenas um caminho para a autoajuda, não é, contudo, o único caminho.


«Ainda que a Terra e todos os homens acabassem
E os sóis e os universos deixassem de existir
E Vós fósseis deixado só,
Cada existência continuaria a existir em Vós»
(Emily Bronte)


Bom fim de semana!
Mafra, 3 de março de 2012

Sintam-se afetuosamente abraçados!
Maria João Vitorino
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        

2 comentários:

anilda disse...

Obrigada Maria João pela generosidade de partilhar o seu saber ...um xi<3 com mt amor

anilda

Vitorino Maria João disse...

Anilda, adorada e mui querida amiga, agradeço as suas palavras. Abraço-a afetuosamente. <3<3<3

Seguidores