terça-feira, 6 de dezembro de 2011

- As técnicas do Reiki são um mal necessário...

Se enveredar pelo Reiki sinta, percepcione, SIGA O SEU PRÓPRIO CAMINHO COM... AMOR E HUMILDADE

Reproduzo aqui a opinião do Ilustre Mestre Frank Arjava Petter... com a qual, me identifico:

«As técnicas são um mal necessário.
Nós precisamos delas para poder trabalhar com eficácia; mas, no momento em que nos impedem, temos de abandoná-las.
Depois que atravessou o rio, você abandona o bote na margem. A partir desse momento, você segue o seu próprio caminho.
No Reiki trata-se da mesma coisa: encontrar o próprio caminho e então percorrê-lo com amor e humildade.
Nisso você tem de aprender a confiar em si mesmo, em vez de constantemente pedir conselhos aos outros.
Do ponto de vista prático, no caminho do Reiki isso significa: NÃO ACREDITAR EM NADA, QUESTIONAR TUDO E EXPERIMENTÁ-LO PESSOALMENTE.

Só quando você descobre que alguma coisa é verdadeira e correcta, em razão da sua própria experiência, ela tem valor para você - mesmo que os mais conhecidos mestres do Reiki queiram afirmar o contrário
(Frank Arjava Petter)

- Mesmo os grandes cientistas como Albert Einstein tinham grandes dificuldades em compreender a natureza da energia e como as suas várias formas se interrelacionam….

Vale a pena reflectir:

Todos os dias, a todas as horas, passam através do seu corpo físico inúmeras ondas energéticas e electromagnéticas provenientes de: antenas, telefones, monitor de computador, rádio, televisão, microondas, lâmpadas e de outros aparelhos electromagnéticos, mais ou menos sofisticados…

- Já pensou como o nosso corpo cria e responde aos campos eléctricos, magnéticos e electromagnéticos incluindo como reage à energia da luz, do som, calor, químicos, pressão, gravidade e outros?

- Já pensou que existem energias nocivas susceptíveis de o afetar, emitidas por falhas geológicas, material em decomposição ou por lençóis de água submersos?

- Já pensou no que os seus padrões internos de sentimentos e emoções, medo, mágoa, raiva, impaciência, ansiedade, melancolia, ciúmes, agressividade, insegurança, teimosia, rancor, ódio, orgulho podem fazer ao seu corpo físico, mental e emocional?

Diz-se, que todos os traumas e pensamentos negativos recorrentes tendem a transformar-se em doenças físicas, ou seja, podem ser somatizados no seu corpo físico…

Mesmo os grandes cientistas como Albert Einstein tinham grandes dificuldades em compreender a natureza de energia e como as suas várias formas se interrelacionam….

Pois é, amigos, vale mesmo a pena refletir!


- Quando me amei de verdade, compreendi...(Kim McMillen)

«Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E, então pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome...AUTOESTIMA.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia e meu sofrimento emocional, não passam de um sinal que estou indo contra os meus valores.
Hoje sei que isso é ... AUTENTICIDADE.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... AMADURECIMENTO.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo forçar alguma situação ou alguém, inclusive a mim mesmo, somente para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou que a pessoa não está preparada.
Hoje sei que o nome disso é...RESPEITO.
Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável...Pessoas, tarefas e toda e qualquer coisa que me pusesse para baixo. Inicialmente, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que isso se chama...AMOR PRÓPRIO.
Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre, desisti de fazer grandes planos e abandonei os projetos megalômanos para o futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é...SIMPLICIDADE.
Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, dessa maneira, errei menos.
Hoje descobri a...HUMILDADE.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora mantenho-me no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é...PLENITUDE.
Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode atormentar-me e decepcionar-me. Mas, quando coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é...SABER VIVER. »
(Kim McMillen)

- REIKI? O meu marido não acredita…


Amiúde, encontro pessoas que agradadas com os efeitos de uma ou várias terapias de Reiki, ficam, eu diria: “fãs”…
Algumas dessas pessoas, predispõem-se a ler artigos e até livros sobre Reiki, a partilhar as suas “experiências” com outros (que mais, ou menos, entusiasticamente, falam de Reiki) e, de facto, revelam o seu evidente interesse pelo tema.
Essas pessoas, que como disse, encontro amiúde, dizem-me:
“- Eu gostaria muito de fazer o curso de Reiki, mas, o pior é convencer o meu marido porque ele não acredita em nada disto…”
Eu, simplesmente, sorrio.
E penso que não posso, nem devo, ingerir-me na vida pessoal ou conjugal de cada um.
Todas as opções, até as mais simples, são da responsabilidade de cada um e por cada um, devem ser assumidas.
Mas às vezes, confesso-vos, dou por mim a pensar que essas pessoas julgam que o seu casamento ou relacionamento, podem ser afectados ou resultar “fracturados”, pelo facto de decidirem, por si só, fazer um curso de Reiki…
E, em boa verdade, há pessoas que se recusam a fazer a iniciação em Reiki se o seu companheiro(a) ou marido/mulher, não enveredarem pelo mesmo caminho…
Estas pessoas (muitas com casamentos/relacionamentos de muitos anos) não querem fazer nada que possa perturbar a sua “vida a dois”… são, sem dúvida, casais que construíram com um “extremo cuidado” a sua relação…vivendo juntos, é certo, mas olvidando, não raras vezes, que existem e vivem neste nosso mundo como pessoas singulares e que um dia, necessariamente, partirão ou ficarão, sozinhas, ou melhor dizendo, consigo próprias…

Penso que, se existir, de facto, um forte casamento ou um forte e coeso relacionamento, estes serão, suficientemente, sólidos para que cada um dos seus elementos aceite o crescimento pessoal do outro (seja ele, com o Reiki ou sem o Reiki…) sem colocar, nem molestar o amor que cada um sente pelo outro…


Como diria Antoine de Saint-Exupéry:
“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.”

Sintam-se abraçados!
Maria João


«E quando pensa em realizar seu sonho? Perguntou o mestre ao seu discípulo.`
- “Quando tiver a oportunidade de fazê-lo”, respondeu este.
 O mestre, então, disse-lhe: “ A oportunidade nunca chega. A oportunidade já está aqui.”
(Anthony de Mello)

Seguidores