terça-feira, 13 de dezembro de 2011

- O REIKI NÃO É «ESOTÉRICO».

— A DEFINIÇÃO DE “ESOTÉRICO”: (Definição dada in Dicionário Enciclopédico de Língua Portuguesa, Vol. I, das Selecções do Reader’s Digest)



«ESOTÉRICO – adj. Fil. Diz-se do ensinamento que, em escolas filosóficas da Ant. gr., era reservado aos discípulos completamente iniciados.|| Todo o ensinamento ministrado a um círculo restrito e fechado de ouvintes.||Fil. Diz-se de ensinamento ligado ao ocultismo.|| fig. Compreensível apenas por poucos; obscuro, hermético.»



— A DEFINIÇÃO DE “REIKI” (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

«REIKI |râiqui|

(palavra japonesa, pelo inglês)

s. m.

s. m.

Terapia de origem japonesa, realizada por imposição das mãos, baseada numa teoria de canalização e equilíbrio energéticos.»



— A DEFINIÇÃO DE “ENERGIA” (http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/energia)

«Energia: nome feminino

1. FÍSICA capacidade de produzir trabalho;

2. força; vigor;

3. firmeza;

FÍSICA energia cinética energia que um corpo ou sistema têm por estarem em movimento;

energia nuclear energia libertada pelas reações nucleares exoenergéticas;

energia potencial energia armazenada num corpo ou num sistema devido à sua posição, forma ou estado;

energia renovável energia explorada a partir de forças naturais como o vento, as marés, o sol e a água e que provém de fontes inesgotáveis podendo renovar-se;

energia termonuclear energia libertada numa fusão nuclear;

equipartição da energia divisão em partes iguais da energia média das moléculas de um gás pelos seus diferentes graus de liberdade

Do grego enérgeia, «energia», pelo latim energīa-, «idem»)»



Tendo em conta as definições supramencionadas e salvaguardado o devido respeito por opiniões diferentes e por aqueles que as emitem, perfilho o entendimento que o Reiki, não tem, nem deve ser interpretado com qualquer conotação “esotérica”.



Entendo, todavia, que o facto do REIKI ser uma energia (e vejam como é difícil definir, genericamente, energia), e devido à sua natureza abstracta, se torne, naturalmente mais difícil, para os humanos procederem à sua definição, acabando, por vezes, por se lhe atribuir uma certa carga mística e “esotérica”.



A linguagem exprime pensamentos e estes, por sua vez, são emitidos por seres humanos, mais ou menos sensíveis, com as suas próprias convicções e vivências socio-culturais.



Pelo que, dependendo de quem fale sobre Reiki, e das suas vivências e conhecimentos, esta energia pode assumir um cariz esotérico ou tão só, de uma energia natural, universalmente aceite (perfilho este ultimo entendimento).



Evoco, aqui, a célebre frase de Antoine Laurent de Lavoisier considerado o criador da química moderna, que enunciou o princípio da conservação da matéria:



"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."


Isto é, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria, nem se elimina matéria, apenas é possível “transformá-la” de uma forma em outra.



Não se pode criar algo do nada, nem transformar algo em nada.



Tudo o que existe provém de matéria preexistente, assim como tudo o que perde apenas altera a forma original, para passar a assumir uma outra forma.



O Reiki é um método de cura natural que funciona através da imposição das mãos, onde a energia Rei (energia natural, que impregna todo o universo) é utilizada para equilibrar a energia Ki (a energia da força vital que existe e flui em todos os seres vivos), proporcionando um completo equilíbrio energético, a nível espiritual, mental, emocional e físico.



O Reiki está à disposição de quem queira aprendê-lo (a população em geral), ou beneficiar dos seus efeitos, mediante uma sessão de tratamento.



O Reiki não se destina a um círculo restrito ou fechado de ouvintes.



O Reiki, não tem, também, qualquer conotação religiosa, nem é nenhuma seita.



O Reiki não substitui a medicina convencional, mas complementa-a.



O Reiki é praticado por todo o Mundo, por milhões de pessoas, de todas as classes sociais, independentemente da sua religião ou até independentemente da sua idade e habilitações escolares.



Amigos: O REIKI é apenas ENERGIA… nada mais!



"Aquelas coisas que eu estou dizendo agora podem ser obscuras, mas elas vão ficar mais claras e no seu devido lugar."

(Nicolau Copérnico (1473 — 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar).



Maria João Vitorino

1 comentário:

António Lourinho disse...

Tudo está claro. Adorei o seu trabalho de clarificação. é a minha querida irmã Maria João no seu melhor. Mais clareza no tema, é impossível. Beijo-lhe as mãos

Seguidores