domingo, 11 de dezembro de 2011

A última lição será a lição de retorno à força vital universal de onde provimos, que flui dentro de nós, todos os dias da nossa vida…

“Os males de que estamos sofrendo tiveram sua base na própria criação do pensamento humano”  Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955)

“Não existem doenças, existem pessoas doentes.” …

O entendimento do processo da doença que considerava o corpo como separado da mente constituiu sempre uma premissa maior na nossa cultura ocidental.
O Homem durante muito tempo, foi visto, pela comunidade médico-científica como “seccionado” ou aos “pedaços”…sujeito, cada pedaço, per si, a observações autónomas e estanques por parte de cada clínico da especialidade.

Todavia, as últimas décadas de pesquisas permitiram encontrar uma base científica e sustentada para uma mudança profunda na filosofia e práticas médicas.

As investigações e conclusões de estudos científicos permitiram começar a juntar todos os “pedaços” e a transformar o Homem num ser inteiro que pensa com o cérebro, o corpo e a mente.

O Homem é um ser holístico (vem do grego “holos” que significa “todo”, “inteiro”, “completo”), pelo que, as novas investigações e conclusões científicas, permitem, ademais, devolver o Homem ao Homem

O sistema imunológico, por exemplo, era visto como distinto e separado de todos os outros sistemas do corpo, capaz de promover a defesa do corpo sem ser influenciado pelo estado mental ou emocional do paciente.
Os neurocientistas moleculares e comportamentais concluíram, entretanto, que os receptores químicos que transmitem a emoção estão presentes no cérebro e nos tecidos do sistema imunológico- timo, medula óssea, baço, vasos linfáticos.
Pesquisas em psiconeuroimunologia – estudo dos modos como a mente e o corpo afectam o sistema imunológico – permitem, hoje em dia, observar o que acontece enquanto uma pessoa pensa e sente. O córtex cerebral (responsável por muitas das funções mentais mais complexas e desenvolvidas, como a linguagem e o processamento de informações) cintila com o lampejo de um único pensamentoA amígdala (região composta por núcleos localizados imediatamente abaixo do córtex do pólo anterior medial de cada lobo temporal, parece ser uma área de percepção comportamental que opera em nível semiconsciente) - localizada no mesencéfalo, ilumina-se com a emoção.

Estas pesquisas permitiram aos investigadores compreender que a amígdala tem uma capacidade maior de controlar o córtex do que o córtex de controlar a amígdala. Isto é, em linguagem comum, “as emoções comandam os pensamentos”…


Estudos do Institute of HeartMath, em Boulder Creek, Califórnia, mostram que as emoções positivas podem mudar o campo energético que envolve o coração.

O director de Pesquisa deste Instituto, Rollin McCraty, vê o coração como “o mais poderoso oscilador electromagnético do corpo”. Ele “puxa, ou arrasta consigo, outros órgãos do corpo para o mesmo ritmo” inclusive o cérebro. O resultado é que “se o batimento cardíaco é regular, ele produz aumentos correspondentes da clareza, da recuperação de estados de espírito negativos, da percepção intuitiva e da serenidade”, também melhora a saúde e possibilita uma reação mais vigorosa do sistema imunológico.

O que sei, e sei-o, por vivência pessoal, é que, quando benefício de tratamentos de Reiki, a minha frequência cardíaca torna-se mais regular e um enorme sentimento de bonança e serenidade invade todo o meu ser.

Não conheço – e afirmo-o convicta e expressamente – nenhum químico capaz de me transmitir essa sensação tão completa e plena…

Sintam, se puderem, neste momento, a sensação que vos é transmitida por um amoroso abraço, dado por aqueles que sentem que vos amam, ou um abraço dado por um filho ou filha … (especialmente, se for dado, naqueles momentos, em que nos sentimos algo fragilizados…)…

Conhecem essa sensação? Naquele exacto momento, nada mais é importante…naquele momento, nada, absolutamente nada, nem ninguém, nos pode atingir… fechamos os olhos e rendemo-nos àqueles segundos de vida…que sentimos,  gostaríamos de fazer perdurar pela eternidade…

Essa sensação é, também, comum a todos os que praticam Reiki…(ou beneficiam de uma terapia de Reiki): uma sensação de um enorme e indescritível bem estar, após cada tratamento ou sintonização (o que acontece, também, aquando da efectivação de cursos de Reiki).

A última lição da mente e do corpo será, a seu tempo, uma lição de retorno à mesma força vital universal, amorosa, que nos deu origem, que flui dentro de si, de mim, todos os dias da nossa vida

O que sinto, é que todos aqueles que são pessoas doentes, têm de fazer um trabalho mental, interior, de cura para uma recuperação plena e permanente….

Nós podemos, se quisermos, ajudar-nos,
Nós podemos, se quisermos, mudar a nossa vida,
Nós podemos, se quisermos, assumir as rédeas do nosso próprio processo de cura,
Nós podemos, se quisermos, mudar a nossa mente, apaziguarmo-nos,
Levando a bonança ao nosso coração, à nossa mente,
Para mudar a sua vida, mude a sua mente,
Para mudar a sua mente, mude o seu coração,

E, para iniciar essa mudança, experimente o Reiki, sem reservas mentais, esqueça os velhos dogmas, as verdades irrefutáveis,

E sinta, sinta como essa energia tão sublime e amorosa flui através de si, do seu coração e o transforma…

O Reiki é como o chocolate...como se pode descrever o sabor do chocolate? Apenas, de uma forma, experimente, sinta o sabor...

O coração é o mais poderoso oscilador electromagnético do corpo.” (Rollin McCraty, Director de Pesquisa do Institute of HeartMath, em Boulder Creek, Califórnia)

Sintam-se abraçados!

Maria João

Sem comentários:

Seguidores