sábado, 17 de março de 2012

- Para canalizar Reiki e transmitir os seus ensinamentos, não basta gostar de Reiki… tem de viver o espírito do Reiki com “paixão”, com a exaltação e entusiasmo de quem confia e com a serenidade de quem sabe que: “o melhor vai, certamente, acontecer”.




Atualmente, assistimos e vivemos difíceis momentos em termos económico-sociais e sobrevêm a angústia, o stress, a ansiedade, as depressões… e as pessoas procuram – ou tentam - encontrar o seu “bem-estar” para além do paradigma do consumismo materialista.

Cada vez mais, encontro pessoas que se me dirigem para tentar obter esclarecimentos sobre o que é o Reiki e para que serve.

E, em cada resposta, procuro (ou, pelo menos, tento) utilizar as palavras mais simples e esclarecedoras.


No mundo ocidental em que domina a ideologia materialista do consumo, nem sempre é fácil à mente humana, em regra racional e lógico dedutiva compreender o Reiki.


Existem no mercado muitos e bons livros e artigos sobre Reiki que o deixarão “deliciado” com a sua leitura, em termos de história, princípios, técnicas, registos e até opiniões sobre esta energia.

Mas, em boa verdade, nenhum de nós poderá aprender, nos livros, o que é o Reiki… porque a aprendizagem do que é o Reiki é contínua, permanente…e cada um de nós deve cultivar e preservar a humildade necessária para admitir que, o que sabemos é quase nada e que, aprendemos a cada dia que passa, algo mais sobre esta sublime e divina energia, da qual, também fazemos parte…

A força, a autoridade do Reiki não provém de nenhum ser humano, de nenhum Grão-Mestre e o Reiki não se desenvolve, nem progride com sistemas de clausuras ou condicionamentos.

Como costumo dizer às pessoas que me elegem para iniciar a sua caminhada no Reiki: “Esqueça tudo o que aprendeu, liberte-se das suas próprias limitações mentais, de reservas, de expectativas, de ideias pré-concebidas, de grilhões, respire fundo e apenas sinta...”

O caminho do Reiki inicia-se com a inscrição no 1.º Nível do Curso de Reiki e com as sintonizações (tão extraordinariamente importantes na alteração do seu sistema energético pessoal) levadas a efeito por um Mestre de Reiki devidamente habilitado.

Mas, para além de todos os ensinamentos e das técnicas, o Reiki é verdadeiramente apreensível por si próprio e através de todo o potencial interno que disponibilizar: a sua mente, as suas sensações…a sua vontade de aprender.

O Reiki é uma energia em constante vibração e mutação, tão dinâmica que não será nunca apreensível ou definível pela expressão, imaginação ou criatividade humanas…

O Reiki não vive em fórmulas, nem em técnicas…

O Reiki é uma energia viva, inteligente que existe aqui e agora…em cada momento… que dela necessitar, portanto, se é reikiano, use-a, partilhe-a.

Se ouviu falar do Reiki associado à saúde humana, saiba que o Reiki não é apenas uma prática terapêutica, o Reiki é, também, uma filosofia de vida refletida nos seus cinco princípios (cuja enunciação encontrará através de qualquer motor de busca na internet ou nos livros de Reiki).

E a propósito do Reiki, dir-vos-ei que, depois de viver muitos anos cumprindo regras e padrões e reproduzindo rituais e comportamentos humanos, compreendi que temos um enorme e inimaginável potencial e que somos capazes de pensar e avaliar por nós próprios, outras realidades, ainda, que, inicialmente, elas pareçam apresentar-se sob uma aparente aura de “mistério ou esoterismo”, porque, transcendem a nossa mente racional.

Hoje, penso que a experiência pessoal que cada um de nós tem com o Reiki é muito mais valiosa do que qualquer tentativa de justificar ou explicar as suas origens ou buscar a sua classificação.

Para viver no espírito do Reiki, fazer autotratamentos com Reiki, canalizar Reiki para terceiros e até para transmitir os ensinamentos de Reiki não basta gostar de Reiki… para nos mantermos em uníssono com o espírito do Reiki, temos de viver o Reiki com “paixãocom a exaltação e entusiasmo de quem confia e com a serenidade de quem sabe que com o Reiki: “o melhor vai, certamente, acontecer”.

O Reiki é energia e desenvolve-se na honestidade, em pessoas com bom coração, na verdade e no amor.

Nenhuma regra, nenhuma teoria, nenhuma técnica poderá habilitá-lo a enfrentar todos os problemas, mas o Reiki vai ajudá-lo a assumir a sua responsabilidade, a “pegar” nas rédeas da sua própria vida.

O Reiki é, sem dúvida, uma via para o crescimento pessoal e de bem-estar interior e permitir-lhe-á, ser quem, verdadeiramente, é.


«Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.»


"A mente intuitiva é uma dádiva de Deus, e a mente racional um fiel servo. Temos uma sociedade que cultiva o servo e esqueceu o 'dom'.
Albert Einstein"


Bom fim de semana Amigos!
Sintam-se abraçados.


Mafra, 17 de março de 2012

Maria João Vitorino
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        

2 comentários:

Escola de Reiki Itotonbo disse...

Parabéns pelo seu Blogue e pelo seu magnifico trabalho em prol do Reiki.

Namasté

Vitorino Maria João disse...

BEM HAJAM Amigos da Escola de Reiki Itotonbo pelas vossas amáveis palavras, com as quais, fiquei muito sensibilizada. Quisera eu poder "despertar" mais e mais pessoas para que respirassem, como nós respiramos, mais profundamente, a energia vital universal...em prole do seu bem estar...Em boa verdade, eu só escrevo o que sinto... quisera eu fazer tanto mais...Namasté Amigos. Sintam-se, afetuosamente, abraçados.

Seguidores