domingo, 15 de janeiro de 2012

- Olhemos as nossas mãos… sintamo-las… no Reiki as nossas mãos adquirem vida própria…




As mãos, fazem parte de nós, calejadas do trabalho, enrugadas, ásperas ou macias, as nossas mãos, para além de serem uma forma de expressão, manifestam, verdadeiramente quem somos e como somos...

As mãos e o que fazemos com elas, podem fazer a diferença na nossa vida e nos nossos relacionamentos…

As mãos, definem-nos, expressam a nossa identidade…

As mãos, abençoam, oram, abraçam, cuidam, brincam, afagam, pedem perdão, consolam, enxugam as lágrimas, alimentam, ajudam, aplaudem, mas, também, podem provocar dor, matar…


Existem mãos, mais ou menos reservadas, que espelham a personalidade dos seres humanos de que fazem parte…o seu eu…

As mãos, ainda, que não se elevem em criativas pantominas são perenes aliadas de uma alma criativa…

As mãos, expressam sentimentos e emoções…escrevem comédias, dramas ou maravilhosas histórias de amor; pintam, desenham, decoram, compõem melodias, baladas e com elas se operam instrumentos musicais, fazem-se bailados, acrobacias e extraordinárias coreografias …

As mãos, tal como os olhos, são o “espelho da alma” e a expressão dos sentimentos do nosso coração

Mas, no Reiki…as Mãos …adquirem vida própria…pois, o Reiki é uma energia inteligente…

No Reiki é através das mãos… que, nós humanos, canalizamos Energia Vital Universal para outros seres vivos.

No Reiki, a energia fluirá assim que o praticante posicionar as suas mãos : “Hands On. Reiki On”… J

No Reiki o praticante não necessita de ter habilidades de cura, nem de fazer afirmações ou mentalizações para fortalecer a capacidade de canalizar uma ordem superior de cura.

De facto, não raras vezes, durante uma sessão de Reiki, o praticante sente as suas próprias mãos “deslizarem” (sem que haja um qualquer controle mental), como se estas soubessem, exactamente, em que partes do corpo se devem posicionar.

Um praticante de Reiki não é um “curador”…no Reiki o ego cede perante a supremacia da Energia Vital … e reposiciona-nos como pessoas…

Um praticante de Reiki é um mero canal, um veículo de canalização… porque, no Reiki o promotor do bem estar e da cura é a Energia Vital Universal

E nenhum esforço físico é exigido ao praticante, exceto o de posicionar as mãos, para canalizar a energia de cura.

E é simplesmente assim: com a devida sintonização, a energia vital universal flui para o praticante, que através das suas mãos, transmitirá a outrem a cura, o alívio e um imenso bem estar.

Temos, pois, literalmente, nas nossas mãos, a capacidade de melhorar a vida dos outros e a nossa própria vida.

“Aquilo que pedimos aos céus, na maioria das vezes,
 encontra-se nas nossas mãos.”


Muito provavelmente as mãos foram o primeiro instrumento de cura, e é certo que, ainda hoje, instintivamente e sem pensar, todos nós levamos as nossas mãos para as zonas doridas do corpo.

Embora o Reiki possa ser aplicado sem contacto direto, o toque das mãos é extraordinariamente importante, pois tem um efeito tranquilizador para quem o recebe, pelo que, mesmo sabendo que existem pessoas que não gostam de ser tocadas, recomendo-o, sempre que seja possível a sua aplicação.

James Prescott, Neurofisiologista do National Institute of Child Health and Human Development, afirma:
Os psicólogos denominam de privação materno-social várias condutas social e emocionalmente anormais, decorrentes de carência de cuidados ternos e amorosos. Estou convencido de que estas carências são causadas por um único tipo de privação sensorial: privação de contatos somatosensoriais. Proveniente da palavra grega que designa corpo – somatos – e termo privação somato-sensorial se refere às sensações de contato e de movimento corporal que diferem do sentimento da visão, da audição, do olfato e do gosto.
Creio que as privações do toque interpessoal, do contato e do movimento são as causas básicas de boa quantidade de transtornos emocionais, que incluem os comportamentos autistas e depressivos, a hiperatividade, as perversões sexuais, o abuso de drogas, a violência e a agressividade.”

Este e outros estudos, demonstram, com meridiana evidência como é essencial e imprescindível o contato humano.


Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna, declarou:

acreditado por doutores experientes que o calor que escoa pelas mãos, ao ser aplicado ao doente, é altamente saudável.
Tem aparecido frequentemente, enquanto acalmo meus pacientes, como se houvesse uma propriedade singular em minhas mãos de puxar e tirar das áreas afetadas dores e impurezas diversas, colocando minhas mãos no local, e estendendo meus dedos.

Assim é de conhecimento de alguns instruídos que a saúde pode ser implantada no doente através de certos gestos, e através de contato, como algumas doenças podem ser transmitidas de um para outro."

Felizmente, actualmente os cuidados de saúde já são dados com mais carinho e afabilidade e diversos estudos científicos têm reconhecido a importância do “toque” enquanto meio facilitador da interacção entre o técnico de saúde e o doente e demonstram a existência de benefícios tais como: “segurança, compreensão, sinceridade,
respeito, apoio, preocupação, tranquilização, encorajamento,
desejo de ajudar e desejo de se envolver
.”


Nesses estudos, dá-se ênfase à arte e ciência de cuidar com recurso ao toque, necessária para cuidar da Pessoa de uma forma integrada. Caso tenham interesse acedam ao link infra, onde se encontra publicado um artigo sobre este tema na Revista de Enfermagem “Referência”- Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem:
http://www.esenfc.pt/rr/rr/index.php?pesquisa=comunicação&id_website=3&target=DetalhesArtigo&id_artigo=2097


Felizmente, assistimos, também, em Portugal (justificada, ou não pela difícil conjuntura económica), a uma viragem do público para as áreas ditas das “medicinas alternativas” (prefiro o termo: “complementares”) e “terapêuticas não convencionais” (aquelas que partem de uma base filosófica diferente da medicina convencional e aplicam processos específicos de diagnóstico e terapêuticas próprias) e outras práticas, tal como o Reiki. Relembro que em Portugal, para efeitos da Lei n.º 45/2003 de 22 de Agosto (Lei do enquadramento base das terapêuticas não convencionais) apenas são consideradas como “terapêuticas não convencionais” as praticadas pela acupunctura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropráxia.


*

No Reiki, o tocar e o ser tocado são experiências profundamente agradáveis e de profundo efeito curativo.

Portanto, adorado Amigo(a), seja ou não, através do Reiki, “toque” e permita ser “tocado”…porque você não consegue abraçar-se sozinho…

Em boa verdade, acredito que todos nós (mesmo aqueles que se encontram mais isolados e fechados para o Mundo), teem necessidade do contacto humano…e dos afetos…

E o “toque”, ainda que através de um simples mas maravilhoso abraço, tem o poder de aliviar, universalmente, os sinais de sofrimento…

"Em teu abraço eu abraço o que existe
a areia, o tempo, a árvore da chuva
E tudo vive para que eu viva:
sem ir tão longe posso vê-lo todo:
veio em tua vida todo o vivente."
 (Pablo Neruda)


Eu gosto (muito) de abraçar e de ser abraçada!

E você?

Sinta-se, afectuosamente, abraçado(a)!

Maria João Vitorino
15 janeiro 2012



2 comentários:

Anónimo disse...

Se as ciências humanas se aprofundissem com mais solidariedade nas medecinas alternativas e naturais: encontrariam talvez mais e melhores resultados de cura e haveria uma cura mais rapida, eficaz e mais humana para todos nos!....

Vitorino Maria João disse...

Bem Haja pelo seu comentário, com o qual concordo. Mas virão tempos em que a medicina convencional e a complementar andarão de "mãos dadas". Não tenho dúvidas...
Talvez este tempo de "crise" sirva para nos "reposicionarmos" todos, pois, estamos já a assistir a uma maior viragem para as medicinas alternativas... Um abraço!

Seguidores