domingo, 4 de dezembro de 2011

- Artigo de opinião..."Ninguém pode tocar sem ser tocado!" (Isaac Newton)

REIKI…ultimamente, muito se fala de REIKI...
Será apenas – como dizem alguns – uma manifestação do estado psicológico da pessoa?
Li, há algum tempo, que não há na literatura nenhuma evidência que o Reiki funcione melhor que um placebo similarmente aplicado, e que qualquer efeito específico se deve à sugestão do paciente (ou à auto-sugestão do praticante)..

Curiosamente, como os meus amigos bem sabem, muitos dos céticos, que falam mal do Reiki, recusam, liminarmente, submeter-se a um tratamento… (pelo que, em boa verdade, não deveriam sequer comentar os seus efeitos....que desconhecem)…

Ora, como diria Albert Einstein «é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito»…
Afinal, «o preconceito é o filho da ignorância»…ou como diria Voltaire: « os preconceitos são a razão dos imbecis.»

Pessoalmente, não me importa o que a ciência diga a respeito do Reiki, se diz bem ou se diz mal...
Nem me preocupa que trabalhos mais recentes sobre Reiki – como a dissertação de Mestrado de Ricardo Monezi – não tenham sido publicados na literatura técnica especializada (onde estariam sujeitos às críticas e comentários da comunidade científica em geral)...
Por mim, não necessito de demonstrações científicas, nem de ouvir “avalizados” ou alegados peritos a perorar sobre a essência, causas ou manifestações de uma energia primordial, tão sublime e etérea que…nenhuma ciência – pelo menos as que conhecemos por estes tempos – conseguirá, por ora, explicar…
Eu, como vós Amigos, tenho o privilégio de sentir e assistir aos manifestar dos seus sublimes efeitos…sem alimentar polémicas, nem protagonismos…
Afinal, como bem disse Isaac Newton, "ninguém pode tocar sem ser tocado!".

Sintam-se abraçados!

Maria João

Sem comentários:

Seguidores